segunda-feira, 29 de Setembro de 2008

Agapornis fishers


Casal de agapornis Fishers ele lutino e ela amarela portadora de ino. ......E já agora ...para surpresa minha dois ovos para começar, claro que é cedo demais para deitar foguetes....mas a verdade é só uma... dois ovinhos é razão para me deixar expectante....
a ver vamos.....

6 comentários:

cau disse...

amigo, comece a estudar um pouco de genética, assim não irá cair em vergonhas, o gene ino é um gene ligado ao sexo, logo, as fêmeas, nunca poderiam ser portadoras, ou são, ou não são, portadores apenas os machos é que podem ser

AvesMarques disse...

Em primeiro lugar são sempre bem vindos comentários construtivos no meu humilde blog....no entanto se o Sr. Reparou ( e deve ter reparado...pk para ter um comentário desses deve pensar ter bastantes conhecimentos de genética de agapornis....engana-se)estas aves s-ao agapornis fishers. Antes de dizer ás pessoas que estamos a caír em vergonha aconselho-o a visitar um dos muitos motores de busca da net e pesquisar sobre o assunto...)
Espero que O Sr. "cau" volte a visitar o meu blog e leia esta mensagem, para ver se aprende alguma coisa sobre agapornis. Não sou nem de longe nem de perto um expert na matéria, mas quando não sei uma coisa..não vale a pena opinar…até porque aí sim podemos nós próprios cair em vergonha.
Passo a explicar nos agapornis Roseicollis e nas mutações ligadas ao sexo só os machos são portadores…MAS no grupo de contorno branco dos olhos (fishers, personnata, lilliane e nigrigenis) as fêmeas podem ser portadoras dessa mutação

Pedro Duarte disse...

pois e. quando queremos ser chico espertos da nisto. mas correu mal, e afinal parece que nao e o marques que precisa de estudar a genetica :)
olha cau, aconselho-te a pagina do Dirk.... para iniciares a tua aprendizagem de genetica.... e ja agora de humildade.

AvesMarques disse...

O Amigo Paulo Germano pediu-me que publicasse este comentário.


boa tarde a todos

Em primeiro lugar felicito o Sr Helder pelo seu blog , de seguida quero aqui reforçar, aquilo que disse em resposta ao CAU e dizer que nem todas as mutações se manifestam da mesma forma em "todas" as aves . Existem excepções ( esta é uma delas ) ou seja o factor ino , nos agapornis de aro branco não é ligado ao sexo , assim como nos forpus e nas princesas de gales, por isso sr Cau informe-se primeiro e diga deps.

cumprimentos
Paulo Germano

AvesMarques disse...

Caros Amigos:

Este lindo casal presenteou-me na semana passada com um ovo... claro está que não é certeza de que esta postura chegue a bom porto(são aves novas e é a primeira postura) ainda assim fico contente por me parecer que é um bom casal. A minha expectativa é que começassem a criar para Março/Abril do próximo ano...mas resolveram começar a treinar....ou não!!!!!!!!!!

Vamos ver o que var dar!!!!!!!!

Daniel Estrela disse...

eu tenho um dois e eles dormem no ninho, gostava de saber se eram um casal por dormirem juntos